Gestão de projetos e produto

Conheça mais sobre o desenvolvimento de produtos e a importância da gestão de projetos com o texto da GS Engenharia e Construção. Saiba como lidar com os diversos desafios do processo e obter sucesso no mercado.

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1 – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

 

Podemos definir o processo de desenvolvimento de produtos como um conjunto de atividades envolvendo quase todos os departamentos da empresa, como objetivo a transformação de necessidade do mercado em produtos ou serviços economicamente viáveis.

No processo de desenvolvimento de produtos engloba desde o projeto do produto (fase principal) até a avaliação do produto pelo consumidor, passando pela fabricação.

Os produtos, são resultantes de projetos de engenharia dos quais são desenvolvidos para ser tornar disponíveis aos clientes potenciais principalmente para satisfazer as necessidades humana ou coletivas.

O projeto é sempre atividade de quem desenvolve produtos. Sabendo que todo em qualquer desenvolvimento envolve fatores ambientais, econômicos e tecnológicos. O que varia de um produto para outro é a importância realtiva destes fatores. O projeto também é influenciado por fatores culturais, socais e políticos da comunidade a que se destina.

Fatores de influência de projeto

Os principais conceitos relacionados com a administração da área de desenvolvimento de produtos, muitas vezes denominada administração ou gestão de projetos. Existe uma bibliografia específica bastante extensa sobre os temas aqui apresentados (estrutura organizacional, controle, planejamento estratégico etc.).

Em uma forma global, o processo de desenvolvimento de produtos, e, portanto, apresenta as seguintes características:

– Necessidade;

– Exequibilidade física;

– Viabilidade econômica;

– Viabilidade financeira;

– Otimização;

– Critério de projeto;

– Subprojetos;

– Aumento da confiança;

– Custo;

– Apresentação.

 

2 – GESTÃO DE PROJETOS

 

Os principais conceitos relacionados com a administração da área de desenvolvimento de produtos, muitas vezes denominada administração ou gestão de projetos. Existe uma bibliografia específica bastante extensa sobre os temas aqui apresentados (estrutura organizacional, controle, planejamento estratégico etc.).

A Gestão de Projetos, como a maioria das atividades administrativas, é composta de quatro fases essenciais: controle, execução, organização e planejamento. Sendo que o controle e execução estão relacionados com o tipo de produto.

Uma outra forma de classificar a administração de projetos está relacionada aos objetos a serem administrados:

– administração da integração;

– administração da tecnologia do produto;

– administração do tempo;

– administração dos custos;

– administração da qualidade do projeto;

– administração dos recursos humanos;

– administração do fluxo de informações;

– administração dos suprimentos necessários.

Objetos da administração do projeto

O desenvolvimento de um projeto pode ser definido em 7 fases, cada uma com características e finalidades específicas:

– Primeira fase: Estudo da Viabilidade;

– Segunda fase: Projeto Básico;

– Terceira fase: Projeto Executivo;

– Quarta fase: Planejamento da Produção ̸ Execução;

– Quinta fase: Planejamento da Disponibilização do Cliente;

– Sexta fase: Planejamento do Consumo ou Utilização do Produto;

– Sétima fase: Planejamento do Abandono do Produto.

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